CDB ou LCI? COMO ESCOLHER O MELHOR? QUEM RENDE MAIS?

Na hora que foi investir, se deparou com um CDB e com uma LCI ou uma LCA e ficou se perguntando, qual será que é melhor?
Quem rende mais?
Será que a segurança é a mesma?
E quando for pegar meu dinheiro de volta, eu pago imposto, como fica?

Vou responder essas e outras questões até o final desse vídeo.

Bom, primeiro vamos entender como cada um desses investimentos funciona, para em seguida a comparação ficar mais simples para você.

Vamos começar com a LCI (letra de crédito imobiliário)

É um investimento de renda fixa, oferecido por bancos, onde você empresta seu dinheiro ao banco em troca de uma remuneração definida como por exemplo uma LCI que pague 103% do CDI.
O CDI é uma taxa que anda ali colada na Selic, então se o CDI estiver pagando 6% essa LCI irá pagar exatamente esses 6% mais 3% extra desse valor.

E esse valor vem limpo na sua conta, pois a LCI é isenta de imposto de renda, isso é um grande diferencial nesse investimento.

Quanto a liquidez, hoje você não encontra LCIs com liquidez diária, então não é um investimento indicado para colchão financeiro e reserva de oportunidades e sim para objetivos de curto e médio prazo, as LCIs mais curtas são de 90 dias e esse prazo vai se estendendo para 1 ano, 2 anos, 3 anos.

E quanto maior o prazo obrigatoriamente maior a rentabilidade exigida, pois você está se desprendendo do seu dinheiro por mais tempo.

Com relação a segurança, você pode analisar duas coisas, primeiro é a saúde financeira do banco emissor, se é um bom banco, grande, seguro, dando lucro nos últimos anos e se tem ou não FGC e a resposta é que SIM, todas as LCIs possuem garantia do FGC até 250 mil reais por CPF, por instituição financeira.

Agora o CDB a explicação será bem breve, por que ele muito parecido, CDB é Certificado de depósito bancário, aqui você também está emprestando seu dinheiro para o banco, ele também tem garantia do FGC, liquidez variada, porém a grande diferença é que no CDB existe incidência de imposto de renda, seguindo a tabela regressiva que começa em 22,5% até 6 meses e vai caindo até 15% após 2 anos.

Me segue no Instagram: https://www.instagram.com/jhbalmeida/?hl=pt-br

#CDB #LCI #investimentos

Qualquer dúvida fique a vontade para deixar nos comentários, sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Sugestões ou críticas construtivas são muito bem vindas, terei prazer em ler.

Aproveite para se inscrever no canal, dar seu gostei no vídeo, ativar o sininho e compartilhar com amigos e familiares, desta forma todos seremos ajudados.

Um grande abraço e obrigado por ter vindo aqui.

You May Also Like