POR QUE O DÓLAR NÃO PARA DE CAIR? | OPORTUNIDADE OU CILADA?

Finclass – Aprenda a lidar melhor com o seu dinheiro na maior plataforma de educação financeira do mundo: http://bit.ly/ytbcthiago_finclass

00:00 Introdução
00:26 O que tá acontecendo com o dólar?
00:45 Conflito Rússia x Ucrânia
02:06 Aumento da taxa de juros
02:58 O real ta se valorizando?
04:06 Quedas históricas do dólar
05:27 O dólar sempre subiu no longo prazo
05:56 O que grandes investidores pensam do dólar?
06:58 O que fazer com meu dinheiro?
08:49 Conclusão

O QUE TÁ ACONTECENDO COM O DÓLAR?
POR QUE O DÓLAR TÁ CAINDO E COMO ISSO AFETA SUA VIDA?

O trigo, arroz, café, soja, minério de ferro, petróleo e várias outras commodities subiram demais e isso beneficiou a exportação do Brasil de certa forma.

O Brasil é o terceiro maior exportador de commodities do mundo, ele perde só pra China e pros Estados Unidos, então com o aumento do preço desses produtos, mais dólares entram aqui.

Por um lado isso reflete em um aumento de vários preços dos produtos aqui, como acontece com o combustível.

Mas por outro lado essa entrada de dólares pressiona a cotação do real e nossa moeda se valoriza.

Só em 2022 entraram mais de 15 bilhões de dólares na B3, isso é dinheiro pra caramba.

O QUE GRANDES INVESTIDORES PENSAM DISSO?
Primos, se tem uma coisa que eu costumo fazer quando quero entender algum movimento no mercado é buscar conhecimento de grandes investidores.

O Charlie Munger, braço direito do Warren Buffett disse que “Nós estamos próximos de um terrível problema que já nos assombrou no passado”. E claro que ele ta falando da inflação.

Mais de 40% dos dólares criados na história foram criados desde o começo de 2020, e quanto mais moeda em circulação, maior é a inflação.

Por outro lado o próprio Warren Buffett já disse “nunca devemos apostar contra a América”, e a verdade é que historicamente quem apostou se deu mal, mas essa coisa toda de inflação realmente ta feia.

O Robert Kyiosaki não é nada otimista com o dólar. Ele já postou várias vezes no Twitter que o fim do dólar ta próximo e que o Bitcoin vai se tornar a nova moeda mundial.

O Ray Dalio disse que “A criação desenfreada de dólares pode ser o pilar do fim do império dos EUA”. Ele também elogiou bastante o Bitcoin.
Mas se tem uma coisa que eu aprendi com o Ray Dalio é que se você tentar prever o futuro, estará fadado a comer cacos de vidro.

O QUE FAZER COM SEU DINHEIRO?
E como ninguém tem bola de cristal e não dá pra saber se o dólar vai subir ou cair ainda mais, precisamos usar a diversificação pra se proteger.
Então eu vou te dar 3 conselhos sobre o que fazer com seu dinheiro com essa queda no dólar:

O primeiro deles é o rebalanceamento.

Quando a gente tem uma carteira bem diversificada, uma queda do dólar compensa com uma valorização do real e uma desvalorização do real compensa uma valorização do dólar.

Por isso que eu invisto usando a ARCA. E nessa última queda várias ações internacionais caíram de preço, e se você não viu no último rumo ao bilhão, eu aproveitei pra comprar uma ação nova pra minha carteira, vou deixar aqui no card pra quem quiser assistir.

Se você tá querendo se proteger do risco-Brasil, talvez esse seja um bom momento pra aumentar sua exposição nesse tipo de ativo e diversificar mais seu dinheiro..

E turma, dolarizar patrimônio é diferente de operar câmbio, você não precisa acertar o timing perfeito da bolsa ou do dólar pra ir bem.

Segunda coisa é ficar atento a curva de juros.

No último rumo ao bilhão eu comprei um pouquinho de prefixado. A gente ta num momento onde a taxa de juros ta bem alta, e não da pra saber quando essa curva de juros vai virar, mas talvez seja um bom momento pra você colocar um pouquinho do seu dinheiro em renda fixa também.

A terceira coisa é ter uma pequena % do seu dinheiro em criptomoedas.
Ano passado e esse ano a inflação ta bem alta no mundo todo. Como eu falei antes, muitos dólares foram impressos durante a pandemia.

O Fed, que é o Banco Central dos Estados Unidos, já sinalizou que vai aumentar a taxa de juros pra tentar conter essa inflação, e sempre que ele aumenta a taxa de juros lá fora, os investidores fogem de países emergentes e vão colocar o dinheiro nos Estados Unidos, que é um país com bem menos risco.

Mas o Bitcoin funciona diferente, só vão existir 21 milhões de Bitcoins e isso de certa forma impede que mais deles sejam criados. Isso significa que ele é um ativo escasso e convexo.

Então não se expor à esse tipo de ativo pode não ser muito interessante. Porque você gostando ou não, o Bitcoin um dia pode valer muito mais do que ele vale hoje, mas também pode valer zero.

Primos, tem muita coisa acontecendo esse ano, tem aumento da taxa de juros lá fora, tem guerra, eleição aqui no Brasil, enfim, nunca se esqueça que é bem mais barato comprar um guarda-chuva quando tá sol do que no meio da tempestade.

POR QUE O DÓLAR NÃO PARA DE CAIR?

#OPRIMORICO #THIAGONIGRO

You May Also Like