RÚSSIA X UCRÂNIA | COMO A CRISE PODE AFETAR SEUS INVESTIMENTOS (e o que fazer com o seu dinheiro?)

Finclass – Aprenda finanças com os melhores do mundo: https://bit.ly/finclass-ytb-th

RÚSSIA X UCRÂNIA | COMO A CRISE PODE AFETAR SEUS INVESTIMENTOS (e o que fazer com o seu dinheiro?)

Primos! As coisas entre Rússia e Ucrânia estão esquentando cada vez mais, teve até ataques com bombas e várias imagens chocantes de jornalistas que estavam gravando e na mesma hora misseis caíram atrás deles! Eu vou explicar pra vocês o que tá acontecendo por lá, o que pode mudar na sua vida e como você pode proteger seu dinheiro disso

Contexto histórico:
Lá em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia quando o presidente de lá (que era pró Rússia) foi deposto e desde então tem rebeldes lutando contra o exército ucraniano
Pra acabar de vez com essa confusão, foi feito o “tratado de Minsk”, que era um acordo de paz internacional, mas o conflito acabou continuando

O que ta acontecendo agora:
O Putin reconheceu 2 regiões da Ucrânia, Donetsk e Lugansk, como países. É aí que começa a confusão.
A ONU e muitos países como Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido não aceitaram essa declaração e tudo começou a desmoronar quando o Putin enviou tropas pra Ucrânia com a ideia de “manutenção de paz”. O problema é que ninguém sabia ao certo o quão pacífico era esse movimento
Com todos esses conflitos o presidente dos Estados Unidos, Biden, anunciou algumas sanções a empresas russas.
O Biden disse exatamente isso: “essa medida é outra parte de nossa parcela inicial de sanções em resposta às ações da Rússia na Ucrânia. Como deixei claro, não hesitaremos em tomar novas medidas se a Rússia continuar a escalar”.

Como que o mercado ta reagindo a isso?
O Moscow Index (índice da bolsa russa) caiu mais de 35% nos últimos 5 dias. Nos últimos 6 meses o índice já caiu 50%
A bolsa da Ucrânia nem abriu… olha essa notícia que saiu hoje de manhã: “Regulador do mercado de ações da Ucrânia interrompe circulação de títulos”
E mesmo que o Brasil possa parecer que não tem nada a ver com a guerra, o Ibovespa caiu 1,75% só até agora (na hora que estamos gravando esse vídeo)
Várias outras bolsas ao redor do mundo também já caíram, como a bolsa de Hong Kong, que caiu 3,2%; o da Coréia que caiu 2,7%; do Japão 2,4% e o Alemão 4%.

Olhando pro VIX (o índice do medo), estamos no patamar mais alto do último ano.
E só nos últimos 5 dias, o VIX subiu 40%

Motivos do conflito:
1 – Pelo fato da Ucrânia ser uma antiga região da união soviética (logo, é um país relativamente novo), a Rússia não quer reconhecer esses territórios próximos da divisa como ucranianos (assim como fizeram com a Criméia alguns anos atrás)
2 – Mas, o principal motivo é a Rússia ter interesse nas regiões ucranianas (que são estrategicamente interessantes para o fornecimento de energia)

Possíveis impactos:
1 – Se a Rússia cortar o fornecimento de gás, muitos países da Europa vão ter sua energia dobrando de preço do dia pra noite.
2 – Preço do barril do petróleo subiu pra caramba (o Brent bateu mais de 103 dólares). E sabe o que depende diretamente disso? A gasolina.
3 – O preço dos alimentos pode subir. Já que a Rússia é o maior exportador de trigo do mundo, vários produtos como pães, macarrão, cerveja, bolacha entre outros podem ficar mais caros.
4 – A bolsa pode cair. Na verdade, ela já caiu. Se não bastasse a inflação alta pra caramba e a taxa de juros aumentando no mundo inteiro, agora vários investidores estão com medo de tomar mais risco com o seu dinheiro.
5 – Com o Bitcoin, a lógica é a mesma. Tá caindo pra caramba. A Rússia é o terceiro maior minerador de Bitcoin do mundo, então quando acontece um conflito grande desses, o poder computacional das mineradoras cai e o custo das transações aumenta.
6 – O dólar pode subir. Você que comemorou a queda do dólar nos últimos dias, já pode ir tirando o cavalinho da chuva, a moeda subiu de 5 reais pra 5,12 na hora que a gente ta gravando esse vídeo.

Na prática, o que fazer?
1 – Com conflitos no mundo, com certeza a ARCA vai se desbalancear, provavelmente com uma queda nas ações e proporcionalmente aumentando o caixa (Cash is King)
2 – Usar a reserva de oportunidade pra aproveitar essas quedas (com cautela por que não sabemos o quanto essa guerra pode se estender)
3 – Pense de forma anticíclica caso queira comprar ativos (como fundos imobiliários, títulos atrelados a inflação, reservas de valor) que tem o poder de repasse de inflação.
4 – Por falar em reserva de valor, o Bitcoin um mês atrás tava em 44k dólares e hoje já bateu 34k (e caindo). Também pode ser uma janela de entrada pra quem quer se expor mais à cripto.
5 – Mas, o ponto mais importante é o fato do Bitcoin ser inconfiscável (not your keys, not your coins). Olha pra o que aconteceu no Canadá recentemente, eles autorizaram os bancos a congelarem as contas de muitos protestantes, quanto tempo vai demorar até que o mesmo aconteça em outros países por diversos motivos?

You May Also Like