TESOURO DIRETO É SEGURO? Entenda os riscos de perder seu dinheiro

Muitos investidores iniciantes tem como porta de entrada o Tesouro Direto, mas esbarram com uma desconfiança em aplicar seu dinheiro e ficam se perguntando:
Será que é seguro?
Corro o risco de perder meu dinheiro?
Posso sacar a qualquer hora ou meu dinheiro vai ficar travado?

Calma, você vai sair desse vídeo com todas as dúvidas sanadas.

A primeira coisa que você precisa saber é que ao fazer esse tipo de investimento você está comprando títulos públicos através do programa Tesouro Direto, programa esse que foi criado pelo Tesouro Nacional em 2002 para possibilitar a pessoa física a investir na dívida interna do país.

Quando você faz esse investimento, automaticamente você se torna um credor do governo e passa a contar com a garantia máxima do retorno da sua aplicação.

O problema é que muitas pessoas ao ouvirem a palavra Governo, ficam desconfiadas de calote, corrupção, roubo e se sentem inseguras permanecendo assim na velha conhecida poupança, por que ela já sabe que é fácil.

Mas aqui é importante separar as coisas e saber que a captação desse dinheiro não é feita por prefeitos, governadores, deputados ou pelo presidente e sim pelo Tesouro Nacional que é quem vai distribuir os recursos captados para obras de infra estrutura, orçamento público e os demais serviços que precisam desse dinheiro.

Então respondendo a dúvida, esse é o investimento mais seguro do país, em nenhuma outra aplicação você terá tanta segurança, nem mesmo investimentos de bancos que possuem o famoso FGC (fundo garantidor de crédito), pois ele só cobre até 250 mil reais por instituição financeira até um limite de 1 milhão caso você tenha dinheiro distribuído em vários bancos, enquanto no Tesouro Nacional você tem 100% do seu capital garantido, por que quem garante é a o próprio Governo e se o governo quebrar, todos abaixo dele também quebram, bancos, corretoras e todas as empresas. O país quebra.

Bom, agora que entendeu que investir em títulos públicos é a opção de renda fixa mais segura do país eu quero que saiba que essa situação só teria chance de mudar caso uma catástrofe econômica acontecesse, catástrofe essa que nunca aconteceu, o governo brasileiro nunca deixou de honrar sua dívida interna, não há histórico ou intenção de calote e se os números começarem a mostrar que o governo está indo para esse caminho, os sinais serão claros e previstos com muito tempo de antecedência.

Os grandes investidores vão deixar de comprar títulos públicos, o governo para convencer os investidores vai oferecer títulos com taxas bem mais altas e vai elevar de forma desproporcional os juros da economia.
Como os agentes do mercado estão desconfiados do governo, ele terá que forçar esse aumento a fim de seduzir os investidores e isso tende a se mostrar muito claro, a história comprova isso, vimos acontecer na Argentina a alguns anos atrás.

Portanto, sempre invista com estratégia e clareza de onde quer chegar.
Estude as opções disponíveis no site do Tesouro Direto e eu garanto que terá retornos bem acima do esperado.

Me segue no Instagram: https://www.instagram.com/jhbalmeida/?hl=pt-br

#tesourodireto #títulospúblicos #finanças

Qualquer dúvida fique a vontade para deixar nos comentários, sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Sugestões ou críticas construtivas são muito bem vindas, terei prazer em ler.

Aproveite para se inscrever no canal, dar seu gostei no vídeo, ativar o sininho e compartilhar com amigos e familiares, desta forma todos seremos ajudados.

Um grande abraço e obrigado por ter vindo aqui.

You May Also Like